Carregando agora

Após anos de alertas, árvore desaba sobre casa em Manaus; veja vídeo

Moradora já havia alertado situação há anos

Manaus (AM) – Uma árvore de grande porte tombou sobre uma casa no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (5). O incidente, que ocorreu após fortes chuvas na região, colocou em risco a segurança dos moradores, que agora pedem ajuda das autoridades para resolver a situação.

Dona Raimunda Valdetti Maia, moradora da casa atingida, relatou que a árvore vinha cedendo aos poucos, mas foi durante uma chuva forte que o tronco finalmente desabou. “Isso aí foi cedendo aos pouquinhos, né? Foi cedendo aos pouquinhos. Aí no dia da chuva, forte mesmo, foi que desabou, né? Desabou esse pau aí que fica debaixo da casa lá. Aí foi que cedeu, né? E o perigo tá na casa dele, em cima da minha, tá?”, explicou Raimunda.

A moradora, que vive no local com a neta de 11 anos, destacou que já havia solicitado ajuda da Defesa Civil há cerca de seis anos, mas a situação nunca foi resolvida. “Veio, mas muito, muito tempo. Faz muito tempo que eles vieram aqui. Tá com esses seis anos que eles vieram aqui”, disse ela.

Veja o vídeo

Risco para as residências

Raimunda expressou preocupação com a possibilidade de novos deslizamentos, que poderiam comprometer não apenas sua casa, mas também a residência do vizinho. “E agora o medo é que isso continue cedendo, possa até mesmo comprometer a minha residência ou do vizinho lá de cima, né? Porque se vir, vai comprometer a minha dele, né? Porque vai… E ela não tá cedendo, né? Porque o baldão tá todo de fora, né?”, afirmou.

A área mais afetada foi o banheiro da casa de Raimunda, que ficou parcialmente destruído com a queda da árvore. Além disso, a moradora relatou problemas com a drenagem de água na região, o que agrava a situação. “Essas casas daí, eu fiz um baixa assinado há uns três anos atrás. Aí levei pra advogada. Eu estava vendo esse processo porque é muita água daí, gente. A água dessas casas, todas que caem aí, todas vêm pra cá, ó. Não tem uma drenagem correta assim? Não tem nada. Drenagem não tem nada, nada, nada”, desabafou.

Raimunda pede urgência na intervenção das autoridades para evitar uma tragédia maior. “Eu acho assim que as autoridades podiam tomar uma providência, né? Defesa Civil. Me ajudar, porque nós estamos unidos e pagamos custos das coisas e nessas horas a gente precisa de ajuda, né? Porque a minha vida e a vida da minha neta que tá em risco, né?”, afirmou.

Publicar comentário

VEJA MAIS