Enem 2025: inscrições para isenção de taxa vão até 25 de abril; saiba quem tem direito
Já está aberto o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição de R$ 85 do Enem 2025. A solicitação pode ser feita até a sexta-feira, dia 25 de abril e todo o processo é feito pela internet, por meio da Página do Participante, acessada com o login do Gov.br. O resultado das solicitações sai no dia 12 de maio.
Quem tem gratuidade na inscrição do Enem:
- Quem está matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Passo a passo da solicitação:
- Acesse o site enem.inep.gov.br/participante;
- Informe seus dados: CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone;
- Caso tenha sido isento da taxa no Enem 2024 e não tenha comparecido, é preciso justificar a ausência com documentos específicos;
- Preencha as informações e crie um cadastro na Página do Participante em sso.acesso.gov.br.
Documentação necessária
O Ministério da Educação exige alguns documentos para que o aluno possa comprovar que não tem condições de arcar com o valor de R$ 85 da taxa de inscrição, entre eles:
- Comprovação de escolaridade: apresentar declaração ou histórico escolar que ateste a conclusão do ensino médio em escola pública, devidamente assinado e carimbado pela instituição. Para quem estudou como bolsista em escola particular, é necessário documento da escola confirmando que foi bolsista integral durante todo o ensino médio.
- Comprovação de renda: entregar comprovante de renda atual ou de até três meses anteriores à data de entrega.
- Comprovantes de recebimentos: pode ser apresentado holerite, contracheque, recibo por prestação de serviços, envelope de pagamento, declaração do empregador ou documentos similares.
- Renda de autônomos e informais: apresentar declaração assinada pelo próprio interessado, contendo nome completo, atividade exercida, local de trabalho, telefone para contato, tempo de atuação e renda mensal estimada.
- Aposentadoria e benefícios: entregar extrato de rendimentos do INSS ou de outras fontes que indiquem recebimento de aposentadoria, pensão, auxílio-doença, pecúlio, auxílio-reclusão ou previdência privada. Caso não tenha, apresentar extrato bancário com o crédito do benefício.
- Auxílios sociais: documentos que comprovem participação em programas sociais, como o Bolsa Família.
- Cadastro no CadÚnico: cópia do cartão do CadÚnico contendo o NIS válido e os dados completos da mãe (nome e CPF).
Fique atento ao calendário!
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
A data de início das inscrições para o Enem 2025 ainda não foi divulgada. Vale lembrar que, mesmo que a isenção seja aprovada, o candidato precisa se inscrever no exame.
Fonte: Brasil 61
Publicar comentário